Os hotéis são a nossa casa fora de casa. Para os que dizem que apenas procuram num hotel o conforto que têm na sua casa terão alguma dificuldade em igualar o conforto e o luxo dos novíssimos hotéis de 7 estrelas emergentes pelo mundo.
Os hotéis de luxo no mundo são classificados com base nas cinco estrelas, nos seus serviços, sua localização, amenidades e na decoração e conforto dos seus quartos. A indústria do turismo não possui a nível global normas comuns para a classificação de hotéis. O que sabemos é que dentro dos hotéis de cinco estrelas existiria ainda espaço para uma subclasse que poderia perfeitamente conter mais cinco subcategorias. São muitos os hotéis de cinco estrelas que não mereciam mais do que as quatro estrelas, assim como alguns de quatro não mereceriam mais do que três. Voltando aos cinco estrelas, a única distinção que actualmente se faz na Europa é a utilização da sigla GL (grande luxo), para diferenciar alguns hotéis. A falta destas normas a nível global fez com que alguns hotéis de diferentes países criassem as suas próprias normas. Alguns países exigem um melhor rating para os seus hotéis aplicando a classificação de 6 ou 7 estrelas.
Até agora o mundo tinha apenas o famoso Burj Al Arab no Dubai com a classificação de sete estrelas mas em breve deixará de ser o único porque outros irão a igualar o seu padrão:
Burj Al Arab Dubai 7******* (o primeiro)
Até agora o único (e o primeiro) hotel de 7 estrelas do mundo. A excelência arquitectónica, a localização privilegiada em cima do mar, com 202 quartos exclusivos, que variam de 1.800 m² a 8.000 m² com preços entre 1500 EUR a 25000 euros por noite. O Hotel é uma replica da vela de um famoso navio da Arábia e é revestido de fibra de vidro e de teflon, materiais que o tornaram branco, parecido com um mastro quando vistos à distância. O famoso chef Kevin McLaughlin controla a cozinha e as estrelas falam sobre outras amenidades que incluem para os seus hóspedes um conjunto de perfume para homem e para senhora, entre muitos outros mimos que o mordomo lhe oferecerá.
The Pangu 7 Pequim 7******* (China)
Somando-se a importância da cidade de Pequim, na China, o Hotel The Pangu (ex-Plaza Morgan) é um complexo de múltiplos edifícios com vista sobre o movimentado distrito Olímpicos de Pequim, onde é vizinho de muitos outros locais olímpicos de Pequim 2008, incluindo o Estádio Nacional de Pequim e o Centro Nacional Aquático de Pequim (Water Cube). Além disso, é perto da Biblioteca Nacional, a quarta maior biblioteca do mundo e a maior da China. O Hotel The Pangu 7 é constituído por dois edifícios “First Block” e o “Pangu”, que inclui um templo, um restaurante japonês e um corredor de 600 metros de comprimento.
Flower of East Hotel 7******* Ilha de Kish (Irão)
A Ilha de Kish, no Golfo Pérsico, será tão popular no Irão como o Dubai nos Emiratos Árabes Unidos (EAU). A construção do Hotel A Flor do Oriente (flower of East Hotel) iniciada em 2004 vai mudar complemente a fase do Irão. O projecto é de uma empresa alemã, que investiu quase dois bilhões de euros neste hotel 7 estrelas, com a idéia de transformar a ilha de Kish no Dubai Iraniano. A meta do projeto era ultrapassar o famoso Hotel Burj Al Arab. Mas o empreendimento, que englobaria 4.500 residências, campo de golfe, marina e 7 resorts, foi embargado, impedindo a empresa promotora de concluir o seu ousado projecto. O Irã resolveu banir o álcool e a dança da ilha. Além disso, homens e mulheres devem tomar banho de mar em praias separadas e não podem dividir a mesma piscina. Mesmo uma praia exclusiva para turistas, que aceitava os dois sexos, foi encerrada pelas autoridades que entenderam que a praia estava “impura”. Depois de muita negociação, o projeto está novamente em curso com previsão de abertura do hotel até final de 2010. Para os amantes do luxo, só resta esperar que o Hotel A Flor do Oriente seja erguido e que seus 45 andares surpreendam a cada detalhe.
O Pentominium Dubai 7******* (o segundo)
Já está em construção mais uma obra cheia de extremos no Dubai: O Hotel Pentominium, situado na zona da Marina, será o edifício que quando estiver pronto será o maior prédio residencial do mundo e o segundo maior de todos os prédios, perdendo apenas para o Burj Dubai, que ainda continua em construção. A palavra ‘Pentominium’ é uma combinação das palavras inglesas ‘penthouse’ e ‘condominium’, cobertura e condomínio respectivamente. Cada apartamento terá seu próprio ‘hall’. A cada apartamento ocupará um andar inteiro, mais de 600 m². Pensados para serem os apartamentos mais luxuosos do mundo, tendo entre outras comodidades um mordomo por apartamento com serviço 24 horas. A cada residente terá a sua disposição um Roll-Royce ou novos modelos desportivos à escolha, além de viagens em luxuosos iates pelo Golfo Pérsico. Os melhores apartamentos do Pentominium terão piscina e salão ao ar livre, terraços privados com vistas únicas, centros de saúde, clube de fumadores, pistas de squash, salão de banquetes e teatro privado. O acesso a cada apartamento será mediante modernos sensores biométricos. O Pentominium terá 516 metros de altura, 120 andares e está prevista a sua conclusão até 2011.