A China negociava à cerca de 15 anos a sua adesão primeiro ao GATT e depois ao WTO (Organização Mundial de Comércio). Para a China o Acordo com o WTO representava uma mudança dramática na sua política económica, a qual implicará uma mudança irreversível na estrutura económica e industrial da China.
A posterior diminuição das empresas estatais e o crescimento e consolidação do sector privado na China, será uma das mais importantes alterações esperadas com o acesso deste país ao WTO o que não só irá facilitar o meio ambiente para os investidores estrangeiros, mas também em maior grau de abertura às empresas privadas chinesas.Muitas vezes quanto falamos da China a ideia que nos surge é a de que se trata de um país hiper-populoso, gente pobre onde se fabrica tudo sem qualidade e barato. Pois bem, enganem-se os que pensam assim. Está a emergir uma nova sociedade de chineses, novos-ricos, consumidores exigentes, com poder de compra, e que se preparam para invadir o globo, em TURISMO.
A posterior diminuição das empresas estatais e o crescimento e consolidação do sector privado na China, será uma das mais importantes alterações esperadas com o acesso deste país ao WTO o que não só irá facilitar o meio ambiente para os investidores estrangeiros, mas também em maior grau de abertura às empresas privadas chinesas.Muitas vezes quanto falamos da China a ideia que nos surge é a de que se trata de um país hiper-populoso, gente pobre onde se fabrica tudo sem qualidade e barato. Pois bem, enganem-se os que pensam assim. Está a emergir uma nova sociedade de chineses, novos-ricos, consumidores exigentes, com poder de compra, e que se preparam para invadir o globo, em TURISMO.
Um total de 32 milhões de chineses viajaram para o estrangeiro em 2005 e, segundo previsões da corretora CLSA Asia-Pacific Markets, este número subirá de forma constante até que o país se torne no maior mercado mundial de turistas em 2020, com mais de 115 milhões de chineses a viajar por ano para ao estrangeiro.
A importância destes números para o turismo mundial é enorme, não há outro país capaz de igualar em numero de turistas a sair do seu país em turismo.
Lembro-me há 2 anos ter recebido um convite para ser uma agência que recebesse pessoas vindas do mercado chinês, é assim fizemos. De imediato começaram a surgir contactos, que ainda se mantém. Houve inclusive um operador chinês que se disponibilizou a fazer o site da nossa agência em chinês, para promover Portugal na China.Assistimos hoje por toda a Europa ao aparecimento de agência e operadores que se especializam somente no mercado Chinês. Julgo que em menos de uma década cada país europeu terá um grande crescimento neste mercado. A vinda de guias, as suas características sociais, culturais e alimentares estão a requer uma especial atenção por parte das agências e operadores.Estamos perante uma oportunidade que não podemos ignorar.