Dubai a Terra das mil e uma construções. Imagine-se perdido no deserto e sem água. Para qualquer pessoa, seria um milagre encontrar uma palmeira que lhe desse alguma sombra ou um pequeno oásis com um poço de água límpida. Hoje, um lugar chamado Dubai conseguiu esse feito. Porque agora, não só o pode imaginar, como pode viver essa experiência ao visitar a cidade mais luxuosa do mundo em pleno deserto.
Umas férias no Dubai serão certamente um capricho apetecido. A cidade está desenhada para satisfazer os desejos dos mais exigentes. É considerado como um paraíso comercial em que as horas se escapam entre luxuosos hotéis, ambiente das arábias, fabulosos campos de golfe, desportos aquáticos, cruzeiros e safaris pelo deserto. Esta é a época mais baixa do ano, as temperaturas ultrapassam os 45° graus. Neste lugar as mesquitas e as cidades misturam-se com edifícios ultramodernos e atrevidas construções de arquitectura futurista.
São precisamente as construções que trazem mais uma vez o Dubai às bocas do mundo. Esta semana o Burj Dubai (ou Torre do Dubai) em construção desde 2004 bateu o recorde dos 508 metros de altura detido pelo famoso edifício de Taipe. Ainda não se sabe qual vai ser a sua verdadeira altura, esta semana e depois de apenas 1276 dias, a Torre ultrapassou os 512 metros e especula-se que deve atingir uns impressionantes 700 metros.
Este será o maior edifício do mundo, que trará de volta ao Médio Oriente a maior estrutura construída pelo ser humano, título que perdeu em 1889, com a construção da Torre Eiffel, recorde que sempre pertenceu à Pirâmide de Gizé, no Egipto.
A Torre do Dubai foi inspirada numa flor de seis pétalas típica do deserto, e albergará nos primeiros 37 andares o primeiro Hotel Armani. Terá pelo menos 65 andares de apartamentos privados, cujas vendas foram realizadas em apenas oito horas. Terá o elevador mais rapido do mundo que se deslocará ao equivalente a 65 km/h. Quando concluida a torre vai cobrir uma área total de mais de dois milhões de m².
Segundo os seus promotores «a Torre do Dubai não é apenas um obra de arquitectura ou de engenharia mas sim a maior realização humana que desafiará as gerações futuras a pensarem para além do que é comum». Como dinheiro não é problema no Dubai, esta é apenas uma das muitas ideias mirabolantes que estão a ser actualmente postas em pratica.
Editado no Jornal Diário Regional de Viseu, em 27 de Julho de 2007